Rinite é uma inflamação da mucosa nasal que provoca como sintomas espirros, prurido, secreção nasal, congestão e obstrução.
Esta inflamação acontece por diversos mecanismos, por isso temos diferentes tipos de rinite. Uma mesma pessoa pode apresentar um ou mais tipos sendo comum confundi-los. Na Rinite Alérgica os pacientes têm crises de rinite quando expostas aos alérgenos (ácaro, fungo, poeira doméstica. pêlo de animais) Quando necessário pode ser confirmada pelos testes de alergia, os prick-test (teste cutâneo) e ou pelo RAST (dosado no exame de sangue). Na Rinite Irritativa as crises são desencadeada por irritantes nasais, por exemplo: cigarro, poluição, odores fortes. Rinite Vasomotora: relacionada com mudanças de temperatura e variações climáticas, é característico o nariz escorrer muito neste tipo de rinite. É muito comum os sintomas de rinite piorarem no inverno quando o ar está mais frio, seco e poluído.
Não existe cura, mas é importante o seu controle para minimizar as crises, tornando estas de curta duração e intensidade e pouco frequentes. O tratamento é baseado em: higiene ambiental para evitar as crises, medicamentos orais e sprays nasais. E este tratamento deve ser individualizado para cada caso específico, pois cada criança pode apresentar peculiaridades diferentes.
O diagnóstico de qualquer tipo de perda auditiva na criança deve ser o mais precoce possível.